O que é oncologia veterinária e como ela pode salvar a vida do seu pet?
A oncologia veterinária é uma área que diagnostica e trata o câncer de animais e que vem crescendo nos últimos anos.
Infelizmente tem sido comum que o câncer se manifeste em animais mais idosos, sendo uma das principais causas de morte de cães e gatos.
Para que entenda mais detalhes, nós trouxemos informações relevantes sobre a atuação na área da oncologia veterinária.
O que é Oncologia Veterinária?
A oncologia veterinária é uma especialidade que trata o câncer de cães e gatos, com o objetivo de oferecer a intervenção mais precisa e eficiente, com o intuito de aumentar a qualidade de vida do pet.
A área da oncologia veterinária oferece diferentes abordagens de tratamentos, sempre com o intuito de promover o bem-estar de pets acometidos por algum tipo de câncer.
Infelizmente com a vida dos pets mais longa, os casos de câncer estão cada vez mais comuns. O que faz com que seja importante ter todo o suporte necessário de uma clínica e profissionais especializados.
Quais as causas de neoplasias em animais?
Existem múltiplas causas de neoplasias em animais, principalmente os fatores genéticos. Algumas raças são mais propensas ao câncer por questões hereditárias.
Além disso, a idade, exposição ao sol e alimentação inadequada são outros fatores que podem estar atrelados a alguns tipos de câncer em pets.
Cuidar da saúde de seu pet ao longo dos anos, fazer consultas regulares e adotar os cuidados adequados orientados por um veterinário confiável é importante para que seu cachorro tenha qualidade de vida e possa evitar doenças ao longo dos anos.
Principais tipos de câncer em pet
Os principais tipos de câncer em pets são:
- Câncer de pele;
- Câncer de mama;
- Linfoma;
- Leucemia;
- Mieloma múltiplo;
- Mieloproliferativas;
- Osteossarcoma;
- Hemangiossarcoma;
O câncer em animais pode se manifestar em diferentes órgãos, como a mama, testículos, útero, ovários, fígado, baço e pâncreas.
Portanto, é interessante acompanhar a saúde de seu pet fazendo checagens periódicas, com o intuito de fazer diagnóstico precoce para seu pet.
Uma vez que, assim como ocorre com humanos, o cachorro e o gato que são diagnosticados precocemente apresentam mais chances de um tratamento eficaz.
Como acontece o diagnóstico na Oncologia Veterinária?
O diagnóstico de oncologia veterinária é feito de acordo com a base na história clínica do paciente, exame físico e exames complementares.
Geralmente são solicitados exames de radiografia, ultrassonografia, citologia, biópsia e outros exames que possuem o objetivo de identificar qual é o tumor, onde está localizado e quais são suas dimensões.
Quanto mais detalhado é o diagnóstico, melhor tende a ser a abordagem do veterinário oncológico que poderá definir qual é a melhor abordagem para tratar o pet.
Conheça os principais tratamentos utilizados na Oncologia Veterinária
Atualmente existem algumas opções de tratamentos na oncologia veterinária como a cirurgia oncológica para extração de alguns tumores, radioterapia, quimioterapia e eletroquimioterapia.
Em cada caso, o veterinário responsável fará uma análise do diagnóstico do pet, com o intuito de identificar qual é a melhor opção de intervenção.
É comum que os tratamentos sejam combinados com o intuito de promover maiores chances de sucesso na abordagem.
Afinal, em alguns casos é possível recorrer à cirurgia, visando a retirada do tumor e na sequência o pet é submetido a quimioterapia com o intuito de minimizar riscos de reincidência, por exemplo.
Conclusão
Em Sorocaba é possível contar com a OncoCare Oncologia Veterinária, oferecendo suporte para acompanhar o seu pet.
Com atendimento oncológico, nossa equipe trabalha para melhorar a qualidade de vida de seu pet que está passando por um tratamento de câncer.
Entre em contato, conheça nossa clínica e tenha equipe especializada auxiliando no tratamento durante esse momento delicado.