Quais os tipos de cirurgia oncológica pet?
A cirurgia oncológica é uma solução que tem por objetivo contribuir para o tratamento de seu pet, visando que o animal possa ter maiores chances de cura.
Contudo, a cirurgia oncológica não é a solução para absolutamente todos os casos oncológicos. É necessário entender que cada paciente precisa de uma abordagem.
Por isso mesmo, é importante que os tutores entendam mais sobre a cirurgia oncológica pet, para que possam decidir junto com o veterinário se é a melhor opção de tratamento.
Como funciona a Cirurgia Oncológica em animais?
A cirurgia oncológica veterinária busca a remoção do tumor e suas margens, promovendo a remoção de significativa quantidade de tecido.
Aspecto que faz com que seja possível remover inúmeras células doentes, evitando que as células doentes permaneçam no organismo do pet. Dependendo da região da cirurgia, o procedimento pode deixar algumas lesões, mas que não afetam áreas sensíveis que causem riscos às funções do paciente.
No geral, é uma intervenção complexa e que deve ser feita por um especialista, para que o pet tenha a melhor recuperação possível e maiores chances de cura por meio do procedimento.
Vantagens da Cirurgia Oncológica Veterinária
A cirurgia oncológica veterinária é responsável por oferecer uma série de benefícios para o paciente, como:
- Controle local da doença;
- Alívio de sintomas dolorosos;
- Preservação de órgãos vitais;
- Possibilidade de cura/aumento da sobrevida do pet.
É importante ter clareza de que não há nenhuma garantia de que a cirurgia traga cura para o paciente. Contudo, é uma possibilidade que se pode alcançar, dependendo do tipo de câncer e localização das células doentes.
Quais os tipos de Cirurgia Oncológica pet
Existem diferentes tipos de cirurgias oncológica que podem ser feitas com o intuito de auxiliar no tratamento. A ressecação tumoral é o tipo mais comum, que envolve a remoção completa ou parcial do tumor.
Também é possível recorrer a uma cirurgia paliativa, que tem como objetivo minimizar o tamanho do tumor para aliviar os sintomas, já sabendo que não será uma cirurgia curativa.
Existe a cirurgia reconstrutiva, que tem como objetivo reparar a área após a remoção do tumor, quando ocorre um dano a músculos, pele e outros tecidos.
E também a cirurgia de amputação, que é comum em tumores ósseos para remover uma pata ou membro acometido pela doença, com o intuito de auxiliar o pet a eliminar a doença e voltar a ter qualidade de vida.
Seja qual for o tipo de cirurgia, é importante que ela seja feita por um especialista, que tenha experiência na área e que o profissional seja claro com a família. Afinal, é necessário ter certeza de quais resultados se pode alcançar com cada intervenção.
Dessa forma, a família tem condições de identificar se efetivamente vale a pena expor o pet ao procedimento, analisando a relação entre riscos do procedimento e seus benefícios.
Onco Care: especialista em cirurgia oncológica pet
Na Onco Care em Sorocaba, somos especialistas em tratamento oncológico de pets, oferecendo não apenas a intervenção cirúrgica, como também outras linhas de tratamento.
Por meio da quimioterapia, eletroquimioterapia e outras intervenções, atuamos para oferecer qualidade de vida aos pets durante o tratamento. O objetivo é que o animal tenha suas dores minimizadas, possa passar por protocolos de tratamento eficazes e tenha maiores chances de cura.
Conheça nossas instalações, entenda mais sobre os tipos de cirurgia oncológica pet tirando suas dúvidas com a nossa equipe e tenha todo o suporte que sua família necessita. Ter bons profissionais ao lado faz toda a diferença para que o tratamento de seu pet seja uma fase com o sofrimento minimizado. Entre em contato conosco e agende sua visita à clínica.