Tumor em cachorro: quais são os primeiros sintomas
Infelizmente o câncer em cachorro se tornou um problema cada vez mais comum. Lidar com o tumor em cachorro e todo o processo de tratamento é necessário para prolongar a vida do seu melhor amigo.
Nós trouxemos algumas informações que vão nortear a família, com o intuito de auxiliar a identificar se o pet está com câncer ou outra doença. Sempre visando oferecer o melhor tratamento possível.
O que é o tumor em cachorro?
O tumor em cachorro é comum principalmente no sistema reprodutivo, acometendo mamas, ovários e útero em fêmeas e testículos em machos. Além de ser comum o câncer de pele, fígado e baço nos dois sexos.
Existem outros tipos de tumores que podem ser desenvolvidos e isso depende da raça, idade e outros fatores de risco do cachorro.
O tumor em cachorro é um crescimento anormal das células, ocasionando massa excessiva em algum tecido.
Dependendo do estágio da doença, é possível reverter com quimioterapia. No entanto, o tratamento é delicado e precisa ser começado quando a doença ainda está em estágio inicial.
Quais os tipos de tumores em cachorro?
Existem vários tipos de câncer em cachorros. Por isso, é importante sempre manter a visita regular ao veterinário como uma medida preventiva.
No entanto, como já dito anteriormente, o mais comum é que os cachorros tenham câncer no sistema reprodutivo.
Por isso mesmo, tem crescido o volume de pessoas que procuram operar os cães. De modo que, seja possível reduzir o risco de câncer no sistema reprodutivo e também seja possível garantir que o pet não vai se reproduzir.
Aspecto que é fundamental para muitas pessoas que não querem ampliar a família ou lidar com problemas relacionados ao comportamento do cachorro sendo alterado pelo cio.
Afinal, os animais em cio tendem a procurar métodos para fugir de casa em busca de reproduzir. Além disso, quando a cachorra menstrua é desconfortável para a família por causa da sujeira.
Vale a pena analisar caso a caso e conversar com o veterinário de confiança para adotar as medidas cabíveis.
Quais são os sintomas de câncer em cães?
Quando se fala em câncer em cachorro, o mais habitual é que os sintomas sejam:
- Dificuldade de se alimentar;
- Diarreia com ou sem sangue;
- Feridas na pele;
- Apatia;
- Fraqueza;
- Nódulos no corpo;
- Inchaço.
O ideal é que a família sempre leve o cachorro para o veterinário para check ups, com o intuito de garantir que o pet seja examinado e qualquer alteração seja descoberta em estágio inicial.
Como é o tratamento da doença?
Em caso de suspeita da doença, o veterinário fará uma série de exames com o intuito de fechar o diagnóstico. Uma vez identificado o câncer em cachorro, é preciso entender o estágio da doença e iniciar o tratamento.
Existem casos que são cirúrgicos, permitindo a remoção da área afetada pelo tumor. Assim como, existem casos que exigem quimioterapia, com um tratamento forte e agressivo.
Mesmo deixando o animal debilitado, a quimioterapia é muito indicada e pode salvar o animal. O ideal é sempre ter um protocolo personalizado para que o cachorro possa ter o melhor resultado possível.
Garantindo que o tratamento possa salvar sua vida e prolongar os anos saudáveis junto a família que o ama.
Geralmente o câncer em cachorros se apresenta em idades mais avançadas. Por isso, é importante ter o cuidado de acompanhar a saúde de seu pet de perto, evitar obesidade e má alimentação e manter um cotidiano saudável para seu cachorro.
De modo que, possa prolongar a vida de seu pet, oferecendo boas condições de saúde para o animal. Está com dúvida sobre a saúde de seu pet? Agende uma consulta com a Oncocare!
Seu cachorro está com câncer ou tumor? Atendemos diversas cidades como: Sorocaba, Votorantim, Piedade, Porto Feliz, Araçoiaba, Mairinque, São Roque, Boituva, Tatuí, entre outras.